Estilo

Seja Estilo
Viagem

De Norte a Sul, um giro pelos sabores de Portugal

Descubra por que a “terrinha” é o destino gastronômico do momento. Dica: envolve vinho, pão, queijos, frutos do mar e muito azeite

Se há um lugar no mundo onde se come bem, esse lugar é Portugal. E não é só em Lisboa. Das montanhas do norte até o extremo sul, a boa mesa lusitana seduz com suas ricas criações que reforçam as diferentes identidades regionais do país. Exatamente por isso, o turismo gastronômico surge em forte aclive no país, que se tornou parada obrigatória para o viajante gourmand.

E saiba que a gastronomia (momentosestilo.com.br/menuestilo) portuguesa desafia todos os clichês e vai muito além do bacalhau. Claro, o peixe é praticamente uma instituição portuguesa e pode ser preparado de mais de 300 maneiras diferentes. Mas o país tem muito mais a oferecer: uma rica doçaria, vinhos nacionais, queijos, azeites, frutos do mar…

Hoje, faremos um passeio pelos sabores portugueses, começando pela região do Alto Douro, passando pela Costa de Prata até alcançar o Algarve, bem no sul do país. A seguir, conheça a genuína gastronomia “da terrinha”, conhecida por suas refeições fartas que começam invariavelmente com um bom azeite e pão da casa. Servidos?

Norte de Portugal

Essa região tem pastagens onde são criados bovinos de Denominação de Origem Protegida (DOC), uma indicação geográfica que protege itens das cozinhas regionais na Europa. Por isso, espere comer boas carnes. Na região do Alto Douro, em Trás-os-Montes, a pedida é a “Posta à Mirandesa”, carne de vaca com sal grosso e batatas ao murro. Ainda no Douro, não deixe provar o Vinho do Porto, licoroso e doce. Se estiver no Minho, no noroeste de Portugal, peça frutos do mar e mariscos acompanhados por um bom vinho verde: fresco e levemente acidulado.

O ideal para aproveitar o percurso gastronômico com tranquilidade é levar consigo, além dos euros físicos, um cartão de crédito internacional. Será possível degustar os melhores menus das regiões de Portugal sem se preocupar em fazer câmbio durante a viagem.

Costa e Centro

A extensa Costa Atlântica imprime os seus sabores e oferece bons peixes, degustados de forma simples: grelhados, regados com azeite e servidos com batatas. Na Costa de Prata, frutos do mar dão origem à tradicional caldeirada. Já na costa de Lisboa há de tudo um pouco. Cosmopolita, a cidade recebe novos restaurantes que fazem releituras contemporâneas de pratos tradicionais. Dicas: vá ao Feitoria,  ao Alma e ao Belcanto. Mais para o centro, em Leiria, prove o tradicional Leitão à Bairrada, crocante por fora e bem úmido por dentro.

Centro Sul e Planícies

O Alentejo, dourado com seus trigais e olivais, é propício para a criação de porcos, cabras e ovelhas, as estrelas da gastronomia local. O porco preto (que dá origem ao perfumado Jamón Pata Negra) é criado aqui. Vegetais frescos e selvagens, cultivados localmente, também estrelam as criações locais. Há ainda bons azeites de produção biológica e queijos feitos com leite de ovelha, ou cabra, normalmente secos e amanteigados. Por fim, vale provar doces locais, como a sericaia, à base de leite, ovos e açúcar.

Sul

Finalmente estamos no Algarve, com suas praias de água azul que ficam repletas de surfistas no verão. A região mais meridional de Portugal tem 200km de costa e uma autêntica gastronomia litorânea: sopas de mariscos, polvo assado e lulas grelhados. Normalmente temperados com azeite e ervas. Aqui, a sardinha é feita na brasa e acompanha pão e salada montanheira de tomates. Peixes? Sempre frescos e grelhados lentamente no carvão, à moda dos pescadores.

Portugal sem mistérios

Na hora de garantir uma hospedagem inesquecível, é importante pesquisar por um hotel com boas recomendações.

Dica BB

Que tal entrar no clima da sua viagem para Portugal?  O Menu Estilo tem opções exclusivas para que você aproveite o melhor da gastronomia durante o evento Restaurante Week. Confira!

Você também pode
se interessar por

5 trilhas na América do Sul para viajantes esportistas
Viagem
5 trilhas na América do Sul para viajantes...

Cordilheiras, lagunas e parques nacionais: conheça as...

CONFIRA