Estilo

Seja Estilo
Gastronomia

VALE UMA ESTICADA

Está no Rio ou em São Paulo? Confira seis restaurantes imperdíveis nos arredores dessas cidades que compensam o bate e volta

(Imagem)

Os guias cariocas e paulistanos são de deixar qualquer um indeciso – bons restaurantes às centenas. Mas, acredite, há muito mais a descobrir quando se deixam os bairros mais badalados em direção aos arredores. Não é preciso rodar muitos quilômetros para encontrar restaurantes bucólicos rodeados de verde, ou pertinho da praia, onde o clima muda da água para o vinho. Os seis endereços listados no roteiro a seguir têm esse clima – além da comida excelente e do serviço acolhedor, oferecem a chance de fechar os olhos e esquecer que se está na metrópole.

SÃO PAULO

A Quinta do Bacalhau

Onde: Cotia, Grande São Paulo

Distância do centro: 41 km

aquintadobacalhau.com.br/

É preciso sair da Rodovia Raposo Tavares e percorrer 26 km de estradinha asfaltada para chegar à casa rústica de tijolos aparentes. Basta a gente passar pela porta principal para se sentir em Portugal – a trilha sonora de fados tradicionais e contemporâneos e os perfumes de bacalhau e de azeite garantem a atmosfera do lugar. Apaixonada pelo país europeu, Ivanice Marcasso cuida da ambientação e supervisiona a cozinha – o menu, baseado no receituário clássico, foi criado por Zezinha, chef-consultora portuguesa. A alheira, embutido típico servido com ovos e fritas, pode ser a entrada para a cataplana de bacalhau, cozida em panela de cobre, que dá para duas pessoas. Doces de ovos, como travesseiro de Sintra e pastel de natas, encerram o banquete.

Quinta da Canta

Onde: Mairiporã, Grande São Paulo

Distância do centro: 25 km

quintadacanta.com.br

A estradinha estreita e cheia de curvas da Serra da Cantareira, ladeada por matas fechadas, leva até a propriedade de Sergio Lima e sua mulher, Teresa. O casal comanda cozinha e serviço e deixa os convidados à vontade pela propriedade. É gostoso tomar um drinque de boas-vindas na sala com lareira e seguir para as mesas ao ar livre, onde é servido o menu de seis tempos. Há sempre um cardápio ovolactovegetariano e outro infantil. A casa é cenário de muitos casamentos e nem sempre está aberta como restaurante. Em geral, abre as portas no primeiro fim de semana de cada mês, mas a data pode mudar em função dos eventos – melhor checar no site antes de sair de casa.

Felix Bistrot

Onde: Granja Viana, Grande São Paulo

Distância do centro: 23 km

felixbistrot.com.br

Apesar do grande número de condomínios de classe média alta, a Granja Viana consegue a proeza de manter o clima bucólico. Em funcionamento desde 1998, o Felix Bistrot, um dos restaurantes pioneiros da região, é um verdadeiro achado – instalado em uma antiga residência com varandão ao redor da piscina, o lugar é tão bonito que virou cenário requisitado para casamentos. A cozinha francesa primorosa é obra do chef Alain Uzan. O Menu de Especialidades, com três etapas, inclui clássicos como as ostras gratinadas à moda de Nantes, o filé ao molho poivre com batata duchesse e a terrine de três chocolates.

RIO DE JANEIRO

Bira de Guaratiba

Onde: Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro

Distância do centro: 59 km

restaurantedobira.com.br

Em 2012, a revista americana Newsweek incluiu o restaurante na lista dos 101 melhores lugares para comer no mundo – foi o único endereço carioca na seleção. Se o lugar já era famoso, imagine depois disso. O dono, Ubiratan de Souza Leal, é filho da Tia Palmira, cuja cozinha também fez fama no bairro, e segue o estilo da mãe: pratos de frutos do mar tamanho GG, servidos em panelas de barro, são o grande atrativo do menu. Mas não é só pela comida que a clientela vai até lá. Rodeado pela mata, onde micos circulam à vontade, o restaurante – aberto apenas de quinta a domingo, somente no almoço – oferece uma bela vista da Restinga da Marambaia.

Don Pascual

Onde: Vargem Grande, Rio de Janeiro

Distância do centro: 49 km

donpascual.com.br

Pertinho do Parque Estadual da Pedra Branca, a casa é rodeada pela Mata Atlântica e abre às 7h, para o café da manhã colonial. No almoço e no jantar, a chef Roberta Almeida prepara pratos substanciosos com influência uruguaia – o ravióli de cordeiro ao molho de funghi, massa preparada lá mesmo, concorre com carnes nobres, como bife ancho e chorizo assados na parrilla. Para abrir o apetite, tem cogumelo portobello fresco, assado no forno a lenha com muçarela de búfala, tomate seco e rúcula. À noite, as pizzas também são assadas na lenha. E nem é preciso encarar a estrada na volta. No mesmo endereço, funciona uma romântica pousada com piscina e sauna.

Quinta

Onde: Vargem Grande, Rio de Janeiro

Distância do centro: 48 km

quinta.net

Desde 1984, o restaurante comandado por Luiz Antônio Correia de Araújo e Fatima Correia acumula prêmios e, em 2014, conquistou o Certificado de Excelência do site Tripadvisor. No acolhedor salão ou na varanda, admirando micos brincando nas árvores e tartarugas nadando no laguinho, é possível começar a refeição com casquinhas de arraia ou ceviche – não convém dispensar a companhia da caipirinha, uma das especialidades do lugar. Na hora do prato principal, o marreco assado é servido com geleia da fruta da estação, batata-doce caramelizada, repolho roxo com cominho e chutney caseiro de manga e maçã. No encerramento, é um pecado não apostar nos doces caseiros com queijo branco. Importante: o restaurante só abre aos sábados, domingos e feriados.

Dica BB: Com o Cartão de Crédito Smiles Visa você acumula milhas para viajar e aproveita todas as vantagens do programa Smiles. Além de já ganhar milhas ao adquirir seu cartão de crédito e no pagamento da anuidade, a pontuação é mais alta e seus pontos vão direto para o Smiles. Veja como fazer suas milhas valerem mais:

CONFIRA(Imagem)

Você também pode
se interessar por

Banco do Brasil e Ourocard trazem Menu Estilo com exclusividade para seus clientes
Gastronomia
Banco do Brasil e Ourocard trazem Menu...

Em parceria com a empresa MC Log, responsável pelo maior...

CONFIRA